Formação de recursos humanos do clube

Para dirigir um clube e servir a sua comunidade nos dias de hoje é preciso uma aprendizagem constante. Por isso, uma das 6 medidas do Clube Top é a formação em áreas fundamentais para a melhoria do desempenho e da sustentabilidade do clube, desenvolvendo os conhecimentos e as competências dos seus dirigentes e colaboradores.

Esta medida consiste num programa de formação destinado às pessoas com responsabilidade de gestão e/ou administrativa nos clubes desportivos, com o propósito de desenvolver e atualizar conhecimentos e competências que valorizem a criação e implementação de modelos de intervenção ajustados às necessidades e aos objetivos destas organizações.

Tendo como característica fundamental a adequação da oferta formativa às características, disponibilidades, necessidades e interesses dos destinatários, o programa de formação do Clube Top considera um catálogo com sete temas no âmbito dos quais se pretende oferecer módulos de formação de curta duração, em contexto presencial e de ensino à distância, prevendo-se que a oferta formativa se vá expandindo e qualificando de forma evolutiva à medida que vão sendo sinalizadas, pelos intervenientes, outras necessidades formativas e novas temáticas que contribuam para o propósito do Clube Top.

Catálogo de Formação

esc_publicos.png

Compreender as pessoas para criar valor

Com que públicos pode ser interessante um clube desportivo relacionar-se? Que fatores influenciam a criação, manutenção e reforço dessa relação? Que benefícios para ambas as partes podem decorrer dessa relação? Que influência têm as particularidades de cada público nas decisões do clube em termos de estratégia, equipa, ação, comunicação e finanças?

demografia / comportamentos de consumo / hábitos de prática desportiva

esc_estrategia.png

Pensar e dirigir o seu clube

Que tendências estão hoje em dia a transformar os clubes desportivos? O que é e o que faz o seu clube hoje? O que se pretende que seja e venha a alcançar no futuro? Como decidir quanto às ações a tomar para concretizar a transformação desejada? Como mobilizar e organizar os principais interessados em torno dessa transformação? Como lidar com as incertezas e dilemas próprios de quem dirige um clube desportivo?

macrotendências / pesquisa e diagnóstico; estratégia / avaliação de investimentos / plano de desenvolvimento; partes interessadas / risco / ética

esc_equipa.png

Recrutar e gerir o talento no seu clube

Quais são os perfis de competências das pessoas que habitualmente colaboram num clube desportivo? Como identificar, atrair e desenvolver o talento de que o clube precisa? Como organizar a sua equipa e motivar as pessoas para alcançar os objetivos do clube? Como valorizar e retribuir o desempenho e o envolvimento da equipa e das pessoas?

dirigentes / técnicos / voluntários / talento / competências / recrutamento e seleção / contratação / motivação / remuneração / incentivos / comunicação / gestão de conflitos

esc_acao.png

Gerir as atividades e instalações do seu clube

Como estabelecer critérios de qualidade para as atividades e instalações do seu clube? Como construir o plano anual de atividades? Como planear as atividades regulares e pontuais? Como manter sob controlo a execução dos planos e a qualidade das atividades e das instalações para alcançar os objetivos desejados?

programa desportivo / eventos / manutenção das instalações / secretaria / qualidade / plano / progresso / avaliação

esc_comunicacao.png

Cativar e envolver a comunidade do seu clube

Como construir uma identidade marcante para o seu clube? Quais as ferramentas mais eficazes para cativar e envolver os públicos com que querem comunicar? Como construir um plano de comunicação? Como manter sob controlo a execução do plano de comunicação para alcançar os objetivos desejados?

marca / comunicação de marketing / publicidade / relações públicas / vendas / imprensa / social  media / eventos

esc_normativos.png

Cumprir a Lei

Qual o enquadramento legal a que está sujeito o seu clube? Que implicações tem em termos de estratégia, equipa, ação, comunicação e finanças do clube? Especificamente, quais são as obrigações a que o clube está sujeito? Como, onde e dentro de que prazos se deve proceder para lhes dar cumprimento?

legislação / procedimentos / formulários / minutas / organização administrativa / civil / trabalho / desporto / juventude / defesa do consumidor

esc_financas.png

Gerir o dinheiro do seu clube e prestar contas

Quais são as principais fontes de financiamento à disposição dos clubes desportivos e como aproveitá-las? Quais são os principais gastos e como pode o seu clube ser mais eficiente? Como planear as finanças e estabelecer um orçamento sustentável para o seu clube? Como manter o orçamento sob controlo? Qual o enquadramento fiscal a que está sujeito? Como prestar contas aos Órgãos Sociais do clube e ao Estado?

quotas / mensalidades / publicidade / merchandising / patrocínio / investimentos / tesouraria / orçamento / fiscalidade / plano / progresso / relatório e contas / regime de caixa